Lampada de Catodo Oco

Lampada Catodo Oco

Compartilhe este informativo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Lampada de Catodo Oco

A lampada de catodo oco é uma lâmpada de descarga projetada para uso como uma fonte de linha espectral com espectrômetros de absorção atômica (AA).

É necessário uma lâmpada de cátodo oco mono ou multielementar para cada elemento a ser determinado usando a técnica de AA.

Um requisito importante para a lampada de catodo oco é gerar uma linha de emissão estreita para o elemento que está sendo determinado.

A linha de emissão deve ter intensidade e pureza espectral suficientes para obter uma boa calibração (preferencialmente
linear) com baixo ruído.

 

 

 Figura 1. Lampada de catodo oco Photron

 

Diferenças entre fabricantes

Embora muitos usuários considerem o desempenho das lâmpadas de catodo oco de diferentes fabricantes como sendo igual, existem diferenças significativas frequentes quanto ao desempenho, afetando a precisão e a confiabilidade dos resultados de Absorção Atômica AA.

Os problemas típicos de desempenho podem incluir:

  • baixa sensibilidade, degradando as capacidades de detecção.
  • estabilidade fraca ou ruído alto, degradando a exatidão e a precisão.
  • curvatura de calibração excedente, reduzindo a faixa linear dinâmica. 
  • fraca estabilidade da lâmpada, resultando em desperdício de tempo com solução de problemas e repetição de análises de amostras, o que reduz a produtividade.
  • vida útil curta da lâmpada, aumentando os custos operacionais de rotina, uma vez que são necessárias mais substituições.

 

Produção das lâmpadas de catodo oco

A produção de lampada de catodo oco é um processo complexo que exige conhecimento nas mais diversas disciplinas, incluindo vidro soprado, técnicas de soldagem de vidro/quartzo, fabricação de liga metálica e espécies intermetálicas e técnicas de estabilização/purificação de lâmpadas. 

 

Figura 2. As lâmpadas de catodo oco são feitas à mão em uma instalação com
certificação ISO 9001 para garantir o desempenho e a confiabilidade. Aqui,
a vedação hermética é soldado na base da lâmpada.

No primeiro estágio de produção das lâmpadas de cátodo oco, a estrutura da lâmpada é montada a partir de componentes pré-fabricados na base da lâmpada. Isto inclui o suporte do cátodo e o conjunto de ânodos.

O cátodo é preparado em uma área de produção separada, que é isolada para garantir a pureza e, quando necessário, proteger os
materiais do cátodo da degradação.

O cátodo é encaixado no conjunto do suporte, e a lâmpada é então selada ao soldar a vedação hermética (com a janela da extremidade de quartzo para a maioria das lâmpadas) ao corpo da lâmpada de catodo oco (Figura 2).

Em seguida, a lampada de catodo oco totalmente montada e selada é submetida a um processo único de estabilização e purificação.

A purificação da lampada de catodo oco

É a etapa mais crítica, pois tem como objetivo remover as impurezas do cátodo.

Isso é alcançado ao retirar o gás da lâmpada a uma alta temperatura adequada, sob alto vácuo.

Durante a fase de purificação, uma camada do material de cátodo é depositada dentro do envelope de vidro da lâmpada. A quantidade de material depositada varia de acordo com a volatilidade do cátodo.

A operação de purificação também utiliza o bombardeamento de íons do ânodo de zircônio. Isso vaporiza e deposita uma pequena quantidade do material de ânodo de zircônio dentro do envelope da lampada de catodo oco. Como resultado, é criada a mancha de “getter” preta característica das lâmpadas.
(Figura 3).

Este filme de zircônio é altamente reativo e atua como um eficiente removedor de gases de impureza, como o oxigênio e o hidrogênio. Após o enchimento de gás final, a mancha de “getter” ativa absorve todos os gases de impureza, garantindo uma vida útil prolongada e a pureza espectral durante toda a vida útil da lâmpada.

Figura 3. O ponto preto, visível na lâmpada de catodo oco é o ponto de “getter” ativo

criado intencionalmente para prolongar a vida útil da lâmpada e garantir uma
contínua pureza espectral.

Após a purificação, a lampada de catodo oco é enchida com gás para espectroscopia puro (neônio para a maioria das lâmpadas) e selada.

Em seguida, as lâmpadas de catodo oco são operadas em condições controladas por várias horas para serem condicionadas e estabilizadas antes do teste de desempenho final. O processamento prolongado e o uso de materiais espectroscopicamente puros garantem um desempenho confiável e uma vida útil longa para as lâmpadas de cátodo
oco Photron

Fatores de desempenho da lampada de catodo oco

O desempenho de todas as lâmpadas de cátodo oco varia com muitos fatores do design da lâmpada. Os principais parâmetros incluem a composição do cátodo, a pressão de enchimento de gás, o diâmetro de furo do cátodo oco e a corrente de operação.

Para a maioria das lâmpadas, os parâmetros operacionais recomendados foram otimizados para que o melhor desempenho geral seja alcançado.

Por exemplo, usar uma corrente superior à recomendada para a lâmpada pode aumentar a sua intensidade, porém isso reduz a sua vida útil, uma vez que a taxa de pulverização do cátodo aumenta e o enchimento de gás é consumido a um ritmo acelerado.

A corrente de operação maior também pode distorcer o formato do pico de emissão, reduzindo a sensibilidade.

Lâmpadas de diferentes fabricantes usarão diferentes parâmetros operacionais recomendados com base no design específico da lâmpada da lampada de catodo oco.

Isto significa que o usuário poderá observar alterações significativas no desempenho ao comparar lâmpadas de diferentes fabricantes.

A vida útil de operação da lampada de catodo oco

Depende, em grande medida, da pressão de enchimento de gás dentro da lâmpada de catodo oco.

Quando a lâmpada está funcionando, os átomos do gás de preenchimento são gradualmente adsorvidos nas superfícies da lâmpada. Isso “consome” o gás na lâmpada, reduzindo gradualmente a pressão do gás.

Quando a pressão do gás na lampada de catodo oco é muito baixa, a descarga não é eficaz. Ainda que possa haver alguma incandescência na lâmpada, não há emissão atômica detectável. Isso define a vida útil de operação da lâmpada.

No entanto, a pressão de enchimento do gás também influencia a intensidade de emissão e a sensibilidade alcançadas.

Embora um alto preenchimento de gás seja desejável para uma vida útil longa da lâmpada, isso pode reduzir a intensidade de emissão e fornecer uma sensibilidade reduzida devido à autoabsorção na lâmpada.

Novamente, poderá se necessário um comprometimento no preenchimento de gás a fim de garantir uma vida útil adequada da lâmpada e, ao mesmo tempo, alcançar uma boa intensidade de emissão e um bom desempenho sinal-ruído (S/N).

Outros Informativos

XRF
Informativos

Produtos para XRF “Raio-X”

Produtos para XRF “Raio-X” (Filme para XRF, Copo suporte para XRF, Padrão em Óleo, Cápsula de alumínio, análise líquida em Raio-X) Por se tratarem de

bobinas radio frequencia
Informativos

Bobinas de Radiofrequência para ICP

Bobinas de Radiofrequência para ICP As bobinas de radiofrequencia icp são usadas em equipamentos que fazem análises de elementos químicos em matrizes aquosas e oleosas, em diversas

Precisa de ajuda?

Rolar para cima
small_c_popup.png

Fale Conosco!